Como utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo para instituições de ensino

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia importante de marketing digital para as organizações, incluindo as instituições de ensino.

Na verdade, podemos até dizer que para elas é ainda mais importante, uma vez que é seu papel informar e educar. E quem procura por um curso, seja este extracurricular, de ensino médio, superior etc., quer sempre mais detalhes a respeito.

É neste momento que o Marketing de Conteúdo cumpre seu papel e leva as informações que os consumidores desejam. E, neste artigo, vamos falar sobre o que é essa estratégia e dar dicas para usá-la da maneira correta.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para atrair e conquistar o público-alvo, utilizando-se de conteúdos informativos, relevantes e de qualidade.

Não é uma ação voltada para a promoção da marca diretamente, mas consegue dar atenção ao público, resolvendo um problema e levando até as pessoas soluções necessárias.

Também ajuda a melhorar o engajamento do público-alvo e a aumentar a rede de clientes e potenciais clientes. 

Por meio desses conteúdos, é possível atrair, envolver e gerar valor, criando uma percepção positiva e melhorando os negócios.

Sendo assim, uma vinícola pode criar um conteúdo sobre vinho varietal para as pessoas que acessam seu site ou blog, mostrando que ela entende do assunto. 

A partir disso, ela se torna uma autoridade e uma referência no que faz para essas pessoas.

No caso das instituições de ensino, como uma faculdade, podem ser criados conteúdos que falem mais a respeito das profissões, como está o mercado para elas, informações sobre as vantagens do EAD, entre muitas outras pautas relevantes.

Essa estratégia é importante para os consumidores, pois eles estão sempre em busca de informações e para as empresas, por conta de vantagens como:

  • Crescimento no tráfego do site;
  • Aumenta o engajamento;
  • Educa o mercado;
  • Aumenta o fluxo de vendas/negócios.

Só que para dar certo, é necessário saber usar essa prática de maneira assertiva, levando até a instituição de ensino todas essas vantagens.

Dicas de Marketing de Conteúdo para instituições de ensino

Algumas das principais ações em Marketing de Conteúdo para instituições de ensino são:

1 – Técnicas em SEO

O SEO é uma prática que visa melhorar o posicionamento de sites e blogs nos resultados do Google. Para funcionar, a empresa deve fazer uso de palavras-chave adequadas.

Por exemplo, uma loja de jardinagem pode usar a palavra “regador pequeno” para criar um material sobre o assunto. 

Esta palavra é escolhida depois de algumas pesquisas e deve ser incluída um número “x” de vezes no decorrer do texto.

O site também precisa ser responsivo, para que suas páginas possam ser acessadas pelos dispositivos móveis.

2 – CTA

CTA é uma sigla para Call to Action, e é um botão usado ao final de um conteúdo ou uma página exclusiva para ele, a fim de que o visitante realize alguma ação, como preencher um formulário para saber mais a respeito de um curso.

Neste botão devem conter frases de ação, como “clique aqui para conhecer sobre estampo progressivo”; “saiba mais” etc.

3 – Uso do blog

O blog é parte fundamental do Marketing de Conteúdo, isso porque é ele que vai veicular o material criado para informar e educar o público.

O site também pode cumprir esse papel, mas não é o ambiente mais recomendável, uma vez que ele exerce funções mais específicas, como vendas, informações institucionais etc.

O blog é o canal perfeito para que uma escola de música possa publicar seus conteúdos a respeito de musicalização infantil plano de aula e muitos outros materiais do tipo.  

Nele, podem ser incluídos links que levem para outras páginas, inclusive para o site, para que o usuário possa fazer sua matrícula depois de ler um conteúdo que o engaje e desperte nele a vontade de estudar.

Conclusão

Hoje em dia, antes de querer vender um produto ou serviço, a marca precisa mostrar ao consumidor que está disposta a esclarecer todas as suas dúvidas e levar a ele soluções que vão além de uma venda.

É um comportamento desinteressado e focado naquilo que realmente importa: o problema do consumidor. É dessa maneira que as empresas, inclusive escolas, cursos e universidades conquistam o seu público.

O Marketing de Conteúdo reforça a competência da instituição de ensino e desperta no seu público-alvo a confiança que as pessoas precisam para fechar negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *