Copel: O que é Copel e para que serve

Sociedade e energia são palavras que andam juntas.

A ideia de um mundo sem energia, é impossível de se pensar. Junto com o bem-estar, esse recurso energético, proporciona a nós segurança e conforto. A sua utilização tem sido vital para o desenvolvimento do povo, porém, uma questão preocupante tem surgido nos últimos tempos: até quando o mundo vai poder crescer sabendo que os recursos energéticos são limitados? Ainda mais que a população não tem consciência do seu uso.

O que é Copel?

            A Copel, Companhia Paranaense de Energia, surgiu no mercado há mais de 60 anos. Comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento, a Copel não se limita em levar somente energia elétrica à população: busca o crescimento sócio-econômico alinhado com uma consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Uso eficiente

            O uso racional da energia é algo que deve estar na cabeça das pessoas a todo momento. Televisão, ar condicionado, máquina de lavar roupas e geladeira são exemplos dos eletrodomésticos que mais consomem energia em nossas casas. Além de disponibilizar à população um simulador de consumo online, a Copel, proporciona inúmeras dicas para evitar o desperdício e sugestões do uso eficiente desses equipamentos:

  • Evite o hábito de dormir com televisores ligados;
  • A vedação do local onde se tem ar condicionado deve ser bem feita: mantenha sempre portas e janelas fechadas;
  • Utilize a máquina de lavar roupas sempre na capacidade máxima – para diminui o número de lavagens, e a quantidade de sabão determinada – para que não haja a operação de enxaguar mais de uma vez;
  • Saiba o que pegar na geladeira: não abra sem precisar.

O uso racional não é deixar de usar. O que deve estar sempre em mente e o que a Copel busca mostrar aos seus consumidores todos os dias é o uso sem desperdício. Por isso, antes de consumir desenfreadamente algo analise se é realmente necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *