Para as mulheres entre os 45 e 55 anos de idade os sintomas de menopausa começam a chegar. A menstruação vai ficando irregular e as famosas ondas de calor são muito frequentes. Os cabelos podem ficar ressecados e a produção de suor aumenta.
Nessa idade a produção dos hormônios que dão origem a menstruação tem a produção diminuída, assim a menstruação e a fertilidade vão ficando cada vez mais baixas até chegar a zero.
A idade que a menopausa chega é diferente para cada mulher. Conforme o estilo de vida e a genética de cada pessoa, os sintomas de menopausa chegam em idades diferentes. Geralmente, ocorre perto dos 50 anos, mas existem mulheres que iniciam a menopausa depois dos 50 e mulheres que iniciam antes dos 40. Por não haver uma idade definida, muitas mulheres ficam na dúvida se realmente estão entrando na menopausa.
Quais são os sintomas de menopausa?
Se você está na faixa de idade falada acima e está desconfiando que está entrando na menopausa, fique atenta aos seguintes sintomas:
- Diminuição da libido;
- Menstruação irregular;
- Queda dos cabelos;
- Ausência de menstruação por um ano;
- Secura vaginal;
- Ondas de calor de repente e sem causa;
- Dificuldade para dormir;
- Qualidade do sono menor;
- Suores noturnos intensos que chegam a interromper o sono;
- Alterações de humor (irritabilidade, tristeza ou ansiedade);
- Cansaço Frequente.
Claro que os sintomas variam para cada mulher. Algumas podem apresentar os sintomas de menopausa muito fortes e intensos, mas, já outras mulheres podem até a não apresentar nenhuma alteração.
Como é feito o diagnóstico?
Além dos sintomas citados nesse texto, o médico pode solicitar a realização de um exame que mostra a taxa de FSH no sangue. Quando o FSH está muito superior ao LH no sangue, isso significa que está acontecendo a falência ovariana, ou seja, a menopausa.