Conselhos que os Médicos dão aos seus Amigos

Poucas coisas há tão práticas como ter um amigo ou familiar e médico. Estas são as dicas que costumam dar apenas para o seu círculo mais íntimo. Por Marisol Guisasola
Graças a ele, pode-se saber o que a clínica é muito boa, profissional que opera melhor e até que remédio caseiro é mais conveniente do que tomar comprimidos.

Infarto cerebral.

Sinais de alarme “o Ontem você teve dificuldade para falar por alguns minutos e hoje sentir fraqueza na mão e o pé? O Que não lhe deu importância, por ser episódios breves? Você tem sorte! Esses sintomas são o sinal de alarme mais confiável de poder sofrer de forma iminente de um infarto cerebral. Não perca tempo e acode às urgências a que se atenda um neurologista. Tem cabeça! No curso, o tempo é cérebro”. Dr. Eduardo Martinez Vila, diretor de Neurologia. Clínica Universidade de Navarra.

Tiroide.

Revisão a partir dos 40 “Cansaço, queda de cabelo, constipação, pele seca, torpor mental, digestões pesadas, excesso de peso… talvez o que tenha por trás seja um mau funcionamento da glândula tiróide. Eu digo aos meus amigos que d. ejen de falar, por causa de seu excesso de peso ao tiróide, e que o rever periodicamente a partir dos 40 anos”. Dr. Estêvão Jodar, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Universitário Quíron, em Madrid.

Dormir.

Cuidado com a luz! “Meus amigos, digo-lhes que aumentem o contraste dia/noite, que se expõem à luz do sol, à primeira hora da manhã e que evitem a luz durante o sono noturno. É assim que se melhora o relógio biológico, descanse mais e melhora o estado de ânimo!”. Dr. João Antonio Madrid, professor de Fisiologia e responsável pelo Laboratório de Cronobiología da Universidade de Múrcia.

Osteoporose

Também é coisa de homens “Quando se fala de osteoporose, não se pensa nos homens. No entanto, 27 por cento dos homens de mais de 50 anos sofrerão uma fratura no resto de sua vida. Eu aconselho a todos os meus amigos que façam exercício físico regular ao ar livre e sigam uma dieta saudável. A vitamina D do sol ajuda a fixar o cálcio e o exercício mantém saudáveis ossos e músculos, e reduz o risco de quedas”. Dr. Estêvão Jodar, chefe de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Universitário Quíron, em Madrid.

 

Sonolência.

Calcula quanto você dorme “Uma maneira simples de saber se dorme o suficiente é comparar as horas que você dorme à noite, durante a semana, com as do fim de semana.

Uma diferença de mais de uma hora, sugere que você precisa dormir mais.

Se você dorme mais de nove horas por dia e continuar a ter sonolência diurna, consulta a um especialista para que o descarte de um distúrbio do sono oculto”.

Dr. Alex Ferré, especialista em distúrbios do sono. do hospital Quiron, em Barcelona.

Dor lombar.

Dê tempo “Antes de me dar as obrigado por curá-lo de sua dor lombar, acha que o mais provável é que tenha acabado espontaneamente. 90 por cento das dores lombares remetem, no prazo de 12 meses e sem tratamento. Meu conselho: vá em relação a dor comece a enviar”. Dr. João Espinheiro, médico de Família do Serviço Madrileno de Saúde.

Emagrecer.

Come antes “Para emagrecer, procura fazer sua refeição principal antes das três da tarde”. Dra Marta Garaulet, professora de Fisiologia da Universidade de Múrcia e Nutricionista.

Vista.

Esqueça-se das moscas “Não se prenda com as “moscas” que parecem flutuar em seus olhos e que você ver sobre fundos claros. Tem a maioria das pessoas e tendem a não ter importância. Exigem apenas uma consulta se acompanham de “flashes” ou a sensação de olhar depois de um pano”. Dr. Carlos Riaza, oftalmologista da Clínica de castela e leão, em Madrid.

Coração.

12% das mortes cardiovasculares estão relacionadas com o stress relacionado com o trabalho. O estresse se alimenta de fatores de risco como o fumo, a hipertensão, o colesterol e a diabetes, e atua como um “terremoto”, pondo à prova o organismo: as “casas” com problemas não resistirão, e as bem construídas, suportarão. Se você tem muito estresse, evita ter de fatores de risco; se você tem fatores de risco, aprenda a gerir o seu stress. Dr. José tadeu alves, Especialista em Cardiologia e Chefe de Hemodinâmica, Clínica Universidade de Navarra, em Pamplona.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *