mulher na piscina

Aquecimento para piscina: conheça os diferentes tipos

O aquecimento para piscina é fundamental para deixar a temperatura da água agradável sempre que você for tomar banho, variando entre 29º C a 32º C. Além disso, esse sistema garante também mais conforto para os praticantes de natação, porque permite que eles pratiquem os exercícios nos dias frios.

Ou seja, esse sistema serve tanto para residências e condomínios quanto para as academias e clubes de natação. No entanto, é preciso saber qual é o mais indicado para cada situação, o mercado oferece diversos tipos, mas você precisa levar em consideração a maneira que a piscina será utilizada e também o investimento e o gasto mensal que terá com esse sistema.

Os 3 tipos de aquecimento para piscina

Os principais sistemas de aquecimento de piscina que você vai encontrar no mercado são:

Aquecedor a gás

Este tipo de sistema aquece a água da piscina em qualquer localidade e estação do ano de maneira rápida. Para fazer isso, basta apenas ter gás suficiente para ativar o aquecedor.

O custo do aquecedor a gás é acessível, porém a despesa mensal é alta. Por exemplo, uma piscina de 180 m³ com 25 m x 3,50 m x 2,0 tem um custo de mensal estimado em R$ 5.500 por mês.

Aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico também é capaz esquentar a água da piscina a qualquer momento como o sistema a gás. Para isso, é necessário energia elétrica para fazer uma peça chamada de bomba de troca de calor funcionar.

O seu preço de compra é um pouco mais alto mas esse tipo de aquecedor possui um gasto mensal menor do que o aquecedor a gás. Estima-se que o gasto mensal para aquecer uma piscina seja em torno de R$ 2 mil reais por conta do consumo de energia elétrica.

Aquecedor solar

Este tipo de aquecimento para piscina funciona através da tecnologia fotovoltaica, que faz a captura da energia do sol para fazer o aquecimento dos tubos de cobre onde a água da piscina circula.

Mesmo usando uma motobomba para fazer a circulação da água esse sistema é econômico, em relação ao consumo de energia elétrica, o que garante o retorno do investimento rapidamente.

No entanto, o aquecedor solar não tem a garantia de gerar sempre energia suficiente para aquecer a água, porque ele depende da luz do sol para isso. Por esse motivo, ele acaba não sendo viável para fazer o aquecimento da piscina em algumas regiões do país ou em determinadas estações do ano.

Como escolher o aquecimento para piscina ideal

O aquecedor é uma peça importante e você precisa escolher o ideal para a sua piscina, para isso leve em consideração os pontos a seguir:

Observe o tamanho da piscina e o tempo para aquecer

Primeiramente observe a dimensão da sua piscina porque o seu tamanho influencia no tempo que é necessário para aquecer a água.  Nas piscinas menores quase todos os sistemas de aquecimento funcionam perfeitamente.

O mais eficiente é o sistema a gás, ele funciona rapidamente em qualquer estação do ano.  No entanto, se o tamanho for muito extenso fica caro usar esse aparelho.

Em relação à bomba eletrônica geralmente ela gasta em média 1 dia para aquecer a água, esse sistema funciona melhor nas piscinas maiores.  O aquecedor solar só indicado para os locais que possuem boa incidência solar, caso contrário, não é viável utilizá-lo.

Sustentabilidade

Dê preferência aos sistemas que proporcionam mais sustentabilidade como o aquecedor solar e a bomba eletrônica, esses aquecedores fazem o uso de recursos naturais que não agridem a natureza e não geram resíduos poluentes.

Escolha um aquecedor de qualidade

Não importa qual seja o tipo de aquecedor que você pretende usar na sua piscina, antes de comprar observe se ele possui a aprovação do Inmetro. Esse selo garante que esse sistema vá atender o seu propósito com eficiência.

A piscina é uma alternativa para se refrescar no verão, mas no inverno ela também pode ser aproveitada se você estiver usando um aquecedor adequado para ela. Esse sistema é fundamental para deixar a água no ponto ideal, seja para a prática de esportes, relaxamento ou um simples banho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *