Tendências tecnológicas para escritórios de advocacia

A tecnologia já impactou o setor jurídico. Cada vez mais, as empresas estão interessadas em revisar seus processos e até seus modelos de negócios com base no uso da tecnologia, a fim de otimizar seu tempo, garantir a segurança de documentos, evitar custos e proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. Saiba quais as tendências tecnológicas para escritórios de advocacia.

Tecnologia em escritórios de advocacia

A assessoria jurídica de um escritório, além de prestar grande suporte aos clientes, pode melhorar o método de trabalho adotando ferramentas tecnológicas. Confira:

1. Ferramentas de gerenciamento de documentos

Esses são softwares ou serviços on-line permitem acelerar os procedimentos e o gerenciamento dos próprios advogados, reduzindo o tempo em que eles devem investir em muitas de suas tarefas e, assim, reduzindo o custo de seus serviços.

Um dos aspectos que mais muda com a tecnologia no setor jurídico é o gerenciamento de documentos. O gerenciamento de documentos é fundamental para o trabalho de um advogado, mas é tedioso e complicado de organizar.

As ferramentas de software de automação de documentos transformam o banco de dados de conhecimento da empresa em textos inteligentes e, assim, facilitam a produção rápida de documentação personalizada. O objetivo é fazer o download de advogados para tarefas mecânicas, para que eles possam se concentrar nos que agregam valor, evitar erros e economizar tempo.

2. Ferramentas para obter evidência digital

No campo do profissional jurídico, hoje em dia é essencial ter ferramentas para certificar evidências digitais em uma data e hora específicas. Falamos, por exemplo, de certificar o conteúdo de um site em um horário específico ou enviar um e-mail para uma pessoa específica. Para isso, a evidência passa por um terceiro confiável que comprova a veracidade dela.

Dessa forma, a integridade de qualquer tipo de teste realizado com ferramentas eletrônicas – smartphone, e-mail, perfil de mídia social etc. – é comprovada com credibilidade, algo que não acontece com outros métodos nos quais uma entidade confiável não intervém.

As possibilidades dessas soluções são muito amplas, pois, por exemplo, com o e-mail certificado, pode ser demonstrado em caso de litígio a existência de uma reivindicação que fizemos por e-mail em um horário específico.

3. A assinatura eletrônica

É provável que a assinatura de documentos e contratos em papel seja minimizada em escritórios de advocacia, graças ao uso da assinatura eletrônica, que em breve se tornará uma ferramenta importante nesse setor.

Mais e mais escritórios de advocacia estão cientes dos benefícios de assinar documentação com uma ferramenta de assinatura eletrônica. Não apenas no nível de conformidade, mas também porque facilita o processamento de processos com os clientes, otimiza o gerenciamento interno, economiza tempo administrativo no escritório e reduz o consumo de papel.

4. A importância da reputação online

O grande desafio dos escritórios de advocacia é tornar-se um verdadeiro escritório digital. Oferecer todos os seus serviços, desde a busca de um advogado até a contratação, pagamento e até o controle e acompanhamento do processo legal totalmente online. Para conseguir isso, existem dois caminhos:

  • Seja um advogado de renome e use prestígio para se estabelecer na internet e gerar negócios.
  • Comece diretamente como um escritório de advocacia on-line e ofereça consultoria jurídica automaticamente

Nos dois casos, o fundamental é ser um advogado visível, fácil de localizar e com presença positiva na rede. Seja através da mídia, redes sociais profissionais ou de um blog próprio especializado, uma boa reputação se traduz em contatos e negócios.  

Para fazer isso, uma solução seria contar com profissionais de comunicação jurídica. Eles sabem quando, como e com quem se comunicar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *