Sintomas da menopausa: descubra se você está passando por essa fase temida entre as mulheres

Quando se fala em sintomas da menopausa pensamos logo nas ondas de calor e na ausência da menstruação, não é? Porém, além disso, há outros sinais indicativos dessa fase que começam no climatério, a partir dos 30 anos de idade.

Menstruação irregular pode ser comum em qualquer idade abaixo dos 30 anos, mas quando ela passa a ser irregular após essa faixa etária, é um sinal do climatério (fase entre o período reprodutivo e o não reprodutivo).

Muitas mulheres se perguntam com quantos anos a menstruação começa a falhar. Isso pode variar, pois há casos em que o ciclo termina antes dos 40 (casos raros) e normalmente na faixa dos 45 a 55 anos, pois essa idade marca a falta de hormônios femininos.

Neste artigo vamos abordar os sintomas da menopausa. Confira!

Quais os sintomas da menopausa?

Aqui vai uma lista de sintomas típicos de quem está passando pela fase da menopausa. Algumas mulheres podem experimentar todos ou apenas alguns deles durante o ciclo.

Menstruação irregular – O ciclo natural da menstruação retorna entre 25 a 30 dias. Caso o ciclo alterne para menos ou mais e chega a parar por 2 meses, já é um sinal que a menopausa chegou. Quem usa anticoncepcional, entretanto, nem percebe a diferença.

Oscilação de humor – Não é só na TPM que as mulheres sofrem com o mau humor, irritabilidade e depressão, a menopausa dá fortes indícios de sua presença, pois os hormônios estão ligados ao Sistema Nervoso Central.

Ondas de calor – Um dos sintomas da menopausa comum é a onda de calor. A baixa produção de hormônios aumenta a temperatura corporal, fazendo com que ondas de calor atinjam a parte superior do tronco, pescoço e face. A sensação dura poucos minutos e pode provocar rubor facial, fadiga muscular e suores noturnos.

Desejo sexual reduzido – Outro sintoma da menopausa é a disfunção sexual ou a libido reduzida. Juntamente a ele ou não, pode vir o desconforto, a secura ou a sensibilidade vaginal.

Insônia – A má qualidade do sono, como dificuldade para dormir, insônia e despertar precoce são alguns dos sintomas da menopausa, além de também acompanhar algumas mulheres na TPM.

Aumento de peso – Com o organismo lento e a dificuldade em metabolizar os carboidratos, é natural a mulher ganhar peso e ter gordura abdominal. Outro sintoma preocupante é a presença da alta taxa de cortisol, o hormônio que libera açúcar no sangue e provoca a diabetes.

Pele mais seca e cabelos mais brancos – Como já vimos, os hormônios femininos sofrem baixa produção no período da menopausa. Isso significa que a nossa pele não conseguirá mais ter o mesmo viço nem o nosso cabelo, a mesma textura e cor. O resultado é uma pele seca, flácida e enrugada, e um cabelo quebradiço e mais branco.

Problemas no trato urinário – A necessidade de urinar o tempo todo e o desconforto na bexiga podem ser sintomas da menopausa também.

Um ou dois sintomas acima nem sempre estão relacionados a menopausa. Secura da pele e cabelos danificados, por exemplo, podem ser apenas falta de hidratação.

Se você tem 40 anos e suspeita que está entrando na menopausa, consulte um ginecologista. Geralmente, o tratamento é indicado quando os sintomas da menopausa são intensos, a ponto de comprometer sua vida social e profissional. Ainda assim busque orientação médica quando a menstruação se tornar escassa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *