O que é landing page e como pode ajudar seu negócio

Landing page é uma página destinada à conversão de um visitante em lead. Elas são muito importantes para as estratégias em marketing digital, uma vez que existem milhares de páginas concorrentes.

Os conteúdos são muito importantes para agregar valor aos consumidores, no entanto, é necessário investir em páginas que aceleram as conversões e que tragam oportunidades reais para as marcas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é landing page, quando usá-las e como elas ajudam milhares de empresas em suas ações e estratégias.

O que é landing page?

Landing page é um termo em inglês que pode ser traduzido como “página de aterrissagem”. Ou seja, é aquela página que o cliente acessa quando pesquisa por determinado assunto.

Por exemplo, se ele pesquisar por veterinário de animais exóticos, e dentro do site que acessar houver um botão para preencher um formulário para obter um conteúdo de valor, como um e-book, ele estará sendo encaminhado para uma página de aterrissagem.

Dentro do conceito de marketing digital, landing page é uma página criada para a conversão de usuários em leads, e de leads em clientes.

Elas contêm menos elementos e links do que uma página comum, pois o único objetivo dela é a conversão.

Quando usar landing page

Existem diversos tipos de landing page que podem ser usadas, como:

  • Landing Page conversão;
  • Landing Page progressive profile;
  • Landing Page de pagamento social;
  • Thank you page.

Cada uma destas páginas deve ser usada em uma situação. No entanto, se uma fabricante de esqueleto humano feminino usa várias páginas de aterrissagem, ela possui mais chances de conversão, e isso é válido para qualquer organização.

Algumas dicas para usá-las da melhor maneira seriam:

  • Conversão: Divulgação nas redes sociais, banners no site e publicidade on-line; 
  • Pagamento social: trilhas de nutrição de leads; 
  • Progressive profile: divulgar em e-mail; 
  • Thank you page: as anteriores devem ser direcionadas para essa.

Como a landing page ajuda as empresas?

A landing page é essencial porque ela permite que as empresas obtenham o nome e um e-mail do usuário. Ou seja, ela ajuda na conversão de usuários em leads.

Quando um visitante acessa a landing page e preenche o formulário para baixar um material de valor, por exemplo, ele se torna um potencial cliente.

Depois dessa primeira conversão, uma clínica veterinária e pet shop pode começar o processo de nutrição de leads. 

Isso pode ser feito por meio de e-mails, que vão ajudar a marca a descobrir outras informações importantes.

Por meio deles é possível saber de onde é o lead, sua idade, se é homem ou mulher, quais redes sociais utiliza, entre outras informações. 

O próprio lead também vai aprender mais sobre a marca e as soluções que ela oferece.

Enquanto nutre o lead, a empresa pode mostrar como são seus bastidores, a proposta de valor que ela tem a oferecer, depoimentos de clientes e cases de sucesso.

Um buffet para noivado, por exemplo, pode oferecer informações e alternativas para solucionar os problemas do lead.

Outra possibilidade é direcionar o lead para páginas específicas do site que tenham ofertas complementares.

Depois desse processo de nutrição, é possível fazer uso de outra landing page para converter o lead em clientes, ou seja, conquistar a venda.

Para fazer isso, uma boa estratégia é fazer uso dos vídeos na landing page para vendas. Por exemplo, uma desenvolvedora de software, pode investir em um vídeo explicativo que mostra o passo a passo de como usar seu software.

Quando o lead fundo de funil tem acesso a esse tipo de material, que é rico e oferece uma explicação mais aprofundada sobre a solução que ele precisa, as taxas de conversão aumentam consideravelmente.

Conclusão

As landing pages oferecem incontáveis possibilidades para conversões, bem como para aperfeiçoar suas táticas de venda. Mas é preciso atentar-se a cada detalhe de sua construção, para que ela realmente funcione.

Dentre esses detalhes estão as necessidades da persona, buscando sempre uma maneira de gerar valor para ela. Dessa forma, é possível criar uma página que realmente consiga converter.

Gerar leads é importante, pois é por meio deles que novas oportunidades surgem para as marcas. 

E na landing page é possível oferecer aos potenciais clientes todo o tipo de conteúdo que mostre que, mais do que vender, a empresa está preocupada em trazer a solução que ele precisa.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *