No concorrido mercado de trabalho, o ensino superior deixou de ser um diferencial a passou a ser obrigatório para quem busca um posto de destaque e com uma remuneração atraente.
Apesar da necessidade, fazer uma faculdade nem sempre é tarefa fácil.
Seja pela alta capacidade financeira necessária, seja pelo amplo tempo desprendido e, em muitos casos, pela necessidade de trabalhar e estudar para manter a casa e o próprio curso, muitas pessoas adiam esse passo. O pior é que esse adiamento muitas vezes se torna definitivo.
Para aumentar o número de estudantes do ensino superior no Brasil surgiram as opções de graduação online. Essa modalidade de estudo visa diminuir a dificuldade de se concluir um curso superior.
Mesmo não sendo inteiramente online, essa forma de ensino requer menos deslocamento e tempo gasto, além de possibilitar que o aluno estude onde e na hora que quiser, sem se prender ao horário da instituição.
O problema financeiro também é amenizado. Isso porque, os gastos e as mensalidades da graduação onlinesão consideravelmente menores do que os dos cursos 100% presenciais.
Dicas para fazer graduação online
As inúmeras vantagens podem, e devem animar quem pensa em realizar um curso superior. A escolha de uma graduação online, porém, deve ser feita com calma e tomando alguns cuidados:
- Checar a qualidade e seriedade do curso e da instituição;
- Verificar condições do ensino e do polo físico;
- Escolher uma instituição que conte com polo na sua região para facilitar as visitas presenciais;
- Verificar se o curso é aprovado pelo MEC;
- Conhecer previamente a plataforma virtual e conversar com pessoas que usam esse serviço;
- Procurar informações se as dúvidas adquiridas são bem sanadas ou se o suporte é falho.
Após encontrar a instituição que atenda às suas necessidades e verificar os pontos citados e mais os que achar necessário, basta ficar atento aos prazos de inscrição e participar do processo seletivo para cursar a graduação onlineescolhida e alavancar a sua carreira.