Escapamento soltando muita fumaça, o que fazer?

Além de funcionar como um possível indicador de que tem algum problema com o automóvel, a existência de carros que soltam muita fumaça costuma incomodar bastante os outros motoristas no trânsito, especialmente nas grandes cidades. Sendo assim, para entender as diferentes causas e origens desse problema que assola cada vez mais automóveis brasileiros, é importante saber como lidar com ele, além de determinar quando é preciso levar o carro ao mecânico e quando é algo que pode ser resolvido por conta própria. 

O que é o escapamento e para que ele serve?

O escapamento é uma parte do carro que funciona como um sistema responsável pela exaustão dele. Em outras palavras, isso significa que esse equipamento atua na diminuição do barulho do motor e filtrando gases emitidos quando o veículo está funcionando dizem os especialistas da lunar transportes empresa transportadora em são paulo

É proibido dirigir um carro que está soltando muita fumaça pelo escapamento?

A resposta é: sim! De acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro-, que considera que um carro, quando libera fumaça pelo escapamento, está cometendo uma infração grave caso essa fumaça esteja expelindo uma quantidade de gases acima do permitido por lei e o motorista poderá sofrer as mais diversas sanções. 

Qual a consequência de dirigir um carro que libere muita fumaça pelo escapamento?

Quando um motorista é flagrado dirigindo com carro que libera uma quantidade de gases que excedam o limite máximo, as consequências legais por essa atitude são: levar cinco pontos na carteira, ter o carro retido (e, normalmente, o automóvel fica retido até que haja a solução do problema) e precisar pagar uma multa.

Tipos de fumaça e seus significados para a saúde do carro

Fumaça branca

Esse tipo de fumaça pode indicar, principalmente, três coisas: que o dia está frio, que o carro apresenta problema no radiador ou que ele talvez tenha defeito nos freios. 

No que se trata da fumaça liberada pelo frio, nele, é comum que pela manhã cedo, durante o inverno ou em lugares que normalmente apresentam temperaturas mais baixas, que os escapamentos emitam uma pequena quantidade de fumaça: nesse caso, não se preocupe, isso nada mais é do que ar condensado. 

No entanto, se esse não for o caso, se o frio já dissipou e ainda continua saindo fumaça do seu escapamento, pode ser que ele esteja com problemas no radiador e tais problemas podem ser causados, entre outros motivos, por contaminação das velas. Nesse caso, um outro defeito que o carro pode apresentar é a diminuição do nível de água no radiador e, sendo assim, o carro deve ser levado imediatamente para um mecânico para que não ocorra o superaquecimento do motor.

No que diz respeito a problemas no radiador, as principais causas são:

  • Quando a junta do cabeçote está trincada, rompida ou queimada, Nesse caso, o problema acontece por que uma junta nesse estado permite que a água entre em contato com a câmara de combustão. Sendo assim, para solucionar o problema, é necessário trocar a junta;
  • Quando o cabeçote está trincado. Para resolver esse problema, é necessário fazer uma retífica no cabeçote;
  • Quando há trincas no bloco do motor ou galerias de refrigeração corroídas. Nesse caso, a solução é a retífica do motor que, apesar de um pouco cara, em alguns casos pode ser a solução mais viável;

Ainda relacionada à liberação de fumaça branca, caso o carro não apresente problemas no radiador, uma outra possibilidade é que seja problema nos freios. Apesar de ser um pouco incomum que a liberação de fumaça branca tenha essa causa, ela acontece devido a queima de fluidos de feio que vazaram do cilindro pelo motor e, por esse motivo, merece total atenção e cuidados profissionais.

Fumaça preta

A liberação de fumaça preta por um escapamento deve-se, em especial, à elevação no consumo de combustível pelo motor. Esse problema acontece pela queima da mistura rica e/ou do excesso de combustível no aquecimento do escape, sendo causado por um problema na injeção eletrônica ou no carburador. Ainda, é preciso consertar esse defeito de forma urgente, uma vez que essa fumaça preta contém grande quantidade de CO (monóxido de carbono) que compete com o O2 (gás oxigênio) dentro do nosso corpo, além de ser um gás estufa e aumentar o gasto com combustível. 

Fumaça azul

Liberar um tipo de fumaça azul ou azulada pelo escapamento não é um bom sinal e merece cuidado redobrado. Comumente, a fumaça tem essa coloração devido a queima de óleo lubrificante e, sendo assim, ela indica que o motor está rapidamente ficando sem lubrificação, o que pode causar a fusão dele e levar a perda total dessa parte do carro. Nesse sentido, esse problema apresenta algumas causas, sendo elas: obstrução na ventilação do motor, desgaste nos retentores das válvulas, problemas nas turbinas ou, ainda, desgaste dos anéis. Para esse caso, não espere! O ideal é procurar imediatamente um mecânico de sua confiança para resolver esse problema.

Fumaças de outras cores

Caso a fumaça liberada pelo escapamento seja puxada para o cinza ou em tons parecidos com ele, em tons azulados ou de cores escura, isso significa que a câmara de combustão está contaminada por óleo. Nesse caso, é interessante procurar a ajuda de um mecânico.

Afinal, o que devo fazer quando o escape começar a soltar fumaça?

Se o seu escape começou a soltar fumaça, isso significa que a manutenção preventiva do seu carro falhou ou, ainda, que ela não foi feita ou que foi feita de forma incorreta. Nesse sentido, a dica principal é: não demore a levar seu automóvel a um mecânico para que ele realize o diagnóstico do motivo da fumaça e tenha a oportunidade de consertá-lo e de trocar as peças necessárias. Assim, quando o carro estiver com esse problema resolvido você 

poderá se livrar da fumaça e, ainda, do problema que está causando ela. 

No entanto, uma outra dica é usar esse acontecimento como um ensinamento e lembrar da importância de realizar manutenção de forma séria, com profissionais qualificados e, ainda, usar peças de qualidade para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.