Dicas para a hora da troca de fraldas: como evitar vazamentos?

Trocar a fralda do bebê pode parecer uma tarefa simples, mas, para alguns, ela se torna desafiadora, já que podem ocorrer vazamentos, principalmente à noite. Esses escapes não são nada agradáveis e podem ser tanto de xixi quanto de cocô.

O escape noturno pode molhar todo o lençol e as roupinhas do bebê, atrapalhando o sono e provocando o despertar. Por isso, quando for escolher a fralda, é importante olhar o tamanho de acordo com o peso, para escolher o tamanho certo. Por exemplo, se seu bebê tem mais de 14 kg, ele precisa de uma fralda xxg.

Lembre-se, proporcionar uma boa noite de sono para o seu bebê também envolve pensar nesses mínimos detalhes, como a fralda, as roupinhas e evitar acidentes como vazamento de xixi. Uma boa noite de sono para o pequeno significa uma boa noite de sono para a família!

Por que a fralda vaza?

Muitas vezes, achamos que o vazamento está associado apenas a fatores externos, como a fralda, mas é bom lembrar que o corpo do bebê ainda está passando por modificações fisiológicas, e ele não consegue produzir a quantidade de hormônios antidiuréticos o suficiente.

Tanto adultos quanto bebês têm a produção de urina aumentada à noite, mas os adultos conseguem produzir hormônios antidiuréticos suficientes para evitar ficar acordando para ir ao banheiro. Os bebês possuem níveis mais baixos desses hormônios, de forma que não conseguem diminuir a produção de urina, o que pode levar ao vazamento.

Outro fator é que como está em desenvolvimento, o bebê vai crescendo mais a cada dia e como nem todos eles são iguais, pode haver divergência entre os padrões das fraldas e o bebê ficar entre dois tamanhos de fralda, de modo que nenhuma vai se ajustar corretamente ao seu tamanho.

Alguns bebês são mais agitados durante a noite, talvez por sofrerem distúrbios do sono, excesso de estímulos, cólicas, refluxos, alterações respiratórias, insônia comportamental e até questões de alimentação. Isso faz com que ele se mexa muito durante a noite e a fralda se movimenta para se ajustar ao corpo dele, o que leva aos vazamentos.

Dormir de bruços também pode aumentar e muito a chance de vazamento da fralda, e é muito comum que eles comecem a dormir nessa posição quando aprendem a virar na cama. Dormir assim coloca pressão em pontos diferentes da fralda, que acaba vazando.

Além disso, existe o fator da qualidade da fralda, em que algumas são inferiores a outras. Como a fralda é um item muito usado no dia a dia e o gasto pode ficar alto, muitos pais acabam comprando as mais baratas. Porém, uma boa alternativa é comprar as mais reforçadas para usar à noite e as mais baratas para o dia.

Dicas para evitar o vazamento da fralda

Depois de saber sobre os motivos do vazamento das fraldas, agora você pode identificar o que pode estar causando esse incômodo no seu bebê. Em seguida, veja como evitar os vazamentos.

  1. Troque a fralda antes de dormir

No ritual noturno, antes de colocar o bebê para dormir, troque a fralda do seu filho, para que ele possa dormir com a fralda seca e ficar mais confortável. Procure deixar essa etapa para o início do ritual para não ter que despertar o bebê depois.

  1. Priorize as fraldas noturnas e verifique o tamanho

Se possível, compre fraldas noturnas que são projetadas para absorver mais xixi e deixar o bebê seco por mais de 12 horas. Mude a marca para testar a eficácia e, se possível, aumente o tamanho da fralda em um número na hora de dormir para que haja mais espaço e absorção nesse período.

  1. Faça a troca de fraldas durante as refeições noturnas e ao acordar

Quando o seu bebê acordar à noite para mamar ou por estar agitado, verifique se a fralda não está cheia, se estiver, faça a troca. Essa simples atitude pode ajudar o pequeno a voltar para o sono mais rapidamente, pois a fralda cheia incomoda bastante.

Faça essa troca no meio da noite sem ligar a luz do quarto, porque isso pode interferir na produção do hormônio do sono e despertar o bebê. Procure deixar meia-luz apenas para permitir a visão e evite interagir e conversar com o seu filho para que ele entenda que pode voltar a dormir e ainda não é hora de acordar.

  1. Use um protetor de colchão ou duas fraldas

Um protetor pode evitar que o xixi penetre no colchão e cria uma camada de proteção extra. Os lençóis impermeáveis são outra excelente opção para evitar que o xixi chegue ao colchão.

Mas lembre-se: o protetor só pode ser usado se o bebê tiver mais de 1 ano de idade. Antes disso, os riscos de sufocamento são maiores, por isso, ele não deve dormir com nada no berço, apenas o lençol no colchão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *