Como um sistema web pode otimizar a rotina da sua empresa

Atualmente nenhum empresário pode ignorar a importância de digitalizar os processos da sua empresa, extraindo da internet o máximo que ela pode dar. Nessa linha, o sistema web é um dos recursos mais importantes da área.

Um dos ramos que mais cresce na cultura corporativa da atualidade é o de BI, sigla para Business Intelligence, melhor traduzido como Inteligência Empresarial. Isso mostra a importância que a informação e os dados têm hoje em dia.

Todo empresário já sofreu com a falta de organização em algum momento. Ou já sentiu que os processos diários (a agenda pessoal, as reuniões, as tabelas, a produção como um todo) estavam bagunçados demais, não é mesmo?

É a capacidade de lidar com esses fatores que pode gerar um negócio próspero, escalável e sustentável, especialmente se a sua concorrência já sabe disso. A mesma situação vale para um buffet de feijoada, tanto quanto para uma indústria de mineração.

Então se você quer ficar por dentro do assunto, seja qual for o seu segmento e o tamanho da sua empresa, siga com a gente na leitura.

Inteligência de Negócios e os “sistemas web”

Uma excelente introdução ao assunto do sistema web é, como vimos, o tema da Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócios, pois ela lida com o básico da questão “dados”.

Trata-se de um esforço de lidar com as informações básicas que qualquer negócio gera diariamente, como modo de racionalizar o processo e otimizar o dia a dia.

Imaginemos, por exemplo, uma fábrica de câmara fria pequena, média ou grande. A quantidade de cargos, funções e divisões de processo que ela precisa ter é enorme.

Pensando nisso, o foco de qualquer BI tem de ser:

  • A coleta sistemática de dados;
  • A organização das informações;
  • A análise de dados;
  • O compartilhamento de informações;
  • O monitoramento dos dados.

Junto a isso há todo um conjunto de técnicas e ferramentas de gestão que visam a ajudar no processo de racionalização das informações. É justamente aí que entra o papel do sistema web.

O poder da digitalização e da integração

Um sistema web nada mais é que uma solução online desenvolvida para facilitar na gestão de dados e racionalização de processos.

Por se tratar de uma tecnologia bastante versátil e customizável, ela acaba atendendo uma variedade enorme de demandas, seja pensando nos proprietários do sistema ou nos usuários que podem se conectar a ele.

Uma das palavras do momento é “integração”, não é mesmo? E é justamente isso que um sistema web permite: ao dispor de dados e processos de modo acessível a todos, ele integra os processos em termos de setores, informações, usuários e equipes.

Uma gráfica tradicional, que lida com serviços tão variados quanto impressão de outdoors e confecção de folder 2 dobras, pode unificar sua rotina inteira com um sistema web.

Qualquer empresa pode personalizar o sistema para integrar desde o cadastro de clientes até a gestão financeira, do RH ao pessoal de TI, e assim por diante.

Otimização: home office e coworking

A tecnologia do sistema web e do controle digital de fluxo de trabalho não seria nada sem a internet. Também assim, a tecnologia da nuvem é fundamental para que o sistema possa ser acessado de qualquer lugar.

Além de qualquer usuário com senha e internet ser capaz de acessar o sistema web, essas plataformas também costumam ser compatíveis com computadores, tablets ou mesmo celulares, o que amplia ainda mais as vantagens.

Com isso, a mesma gráfica do exemplo acima pode ter funcionários trabalhando de casa, na modalidade home office.

Uma solução como cartão de visita verniz localizado pode ter a parte visual feita por um colaborador, a parte de texto feita por outro, e a finalização por um terceiro. Sem que as partes cheguem a se encontrar presencialmente.

Outra maneira incrível de economizar tempo e otimizar processos é a do coworking, que tem se disseminado cada vez mais no Brasil.

Trata-se de um modelo baseado no compartilhamento de espaço corporativo. Nele se tem uma área comum em termos de recepção, telefonia, impressão e afins. Porém cada um em sua estação de trabalho.

Diferente do home office, neste caso uma equipe pode se encontrar no mesmo espaço, ainda assim desfrutando de uma incrível otimização de processos e de custos.

Com isso vemos como um sistema web bem implementado pode auxiliar uma empresa e revolucionar vários pontos de sua rotina, trazendo muitas melhorias e benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *