Como produzir conteúdos com técnicas de SEO para seu blog

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é uma das principais estratégias do marketing digital, pois ele possibilita que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade pelos buscadores, como o Google.

Por conta disso, muitos blogs têm investido em técnicas de otimização, com o objetivo de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa e, com isso, conquistar mais visitantes e tráfego orgânico.

Afinal de contas, quanto melhor é o rankeamento, mais os usuários tendem a confiar no seu conteúdo. 

Imagine, por exemplo, que você pesquisou um sugador odontológico no Google. É bem provável que você se depare com milhares de resultados, mas irá preferir clicar nos primeiros resultados, não é mesmo?

Os outros usuários têm o mesmo pensamento. 

Por isso, para ter uma melhor classificação é preciso investir em um SEO efetivo, que ganhe uma boa avaliação pelo Google.

O artigo de hoje vai dar algumas dicas de como produzir conteúdos com técnicas SEO para o seu blog e conquistar o sucesso. Acompanhe a leitura!

1 – Produza um conteúdo informativo e relevante

A internet é um mar de informações. Desse modo, diferentemente do que ocorre nas mídias tradicionais, o usuário não quer pesquisar por uma banda ortodôntica, por exemplo, e se deparar com uma propaganda sensacionalista e invasiva. Ao contrário: ele quer ser bem informado.

Por esse motivo, a primeira dica para a produção de conteúdo com técnicas SEO é focar na qualidade dos materiais compartilhados. 

Ou seja, é preciso elaborar algo informativo, interessante e que agregue valor.

Aliás, esse é um dos principais fatores de rankeamento do Google. Não adianta nada focar em outras estratégias de otimização, se você não pensou na experiência do usuário.

Para produzir conteúdo de qualidade, recomenda-ser:

  • Usar fonte de informações confiáveis;
  • Não plagiar o material;
  • Adotar uma linguagem apropriada;
  • Elaborar conteúdos com boa leiturabilidade.

Além disso, busque conhecer quem é o seu público-alvo, para que todos os seus materiais possam ser direcionados à audiência.

2 – Coloque palavras-chave nos seus conteúdos

As palavras-chave são os termos mais pesquisados dentro dos buscadores. Elas são importantes porque mostram ao Google qual é a intenção de busca e, com isso, o site de pesquisa pode escolher quais conteúdos serão mostrados.

Sendo assim, vale a pena pesquisar quais são as palavras-chave mais apropriadas para o seu nicho de atuação. 

Por exemplo, se você trabalha com aluguel de som para festa, busque por termos relacionados e construa artigos com essas palavras.

No entanto, nunca se esqueça que todos os materiais precisam ser relevantes. Por isso, as palavras-chave devem ser usadas dentro de um contexto que faça sentido aos leitores.

3 – Tenha um blog responsivo

Hoje em dia, grande parte das pessoas já utiliza os dispositivos móveis, como smartphones, tablets e celulares, para realizar suas pesquisas na internet. 

Por conta disso, é importante que o seu blog seja responsivo, isto é, tenha uma boa navegabilidade para telas menores, além do desktop.

Imagine que um usuário encontrou o seu site de motoboy delivery, mas ao abrir a página pelo celular se deparou com um carregamento lento. Isso pode comprometer a experiência e ele pode, até mesmo, sair do seu site.

O Google entende que a responsividade tornou-se uma obrigação nos dias de hoje. Portanto, ela também é vista como uma das técnicas de SEO.

4 – Construa hiperlinks no seu conteúdo

Outra forma de melhorar a classificação do seu blog nos buscadores é linkar outros conteúdos no seu material, com redirecionamento para outras seções dentro da sua própria página, ou links externos, para outros sites.

Com essas menções, o Google entende que você tem um bom relacionamento com o restante da internet e, dessa maneira, é possível melhorar a sua classificação.

Conclusão

Hoje em dia, todo mundo quer ser encontrado pelo Google. O gigante da internet mostra o seu grande poder, sendo o responsável pela maioria das buscas online.

Isso quer dizer que, aparecer com uma boa classificação no Google, é sinônimo de alcançar mais visitantes e ter sucesso no mercado. Mas, para que isso ocorra, é necessário investir em técnicas de otimização, conhecidas como SEO.

Um dos pontos centrais dessa estratégia é levar em conta a experiência do usuário, afinal de contas, ele é o personagem mais importante, já que realiza a busca pelo conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *