Como melhorar sua oratória

Recentemente, uma das minhas alunas me perguntou como melhorar sua oratória. Ela estava tendo dificuldades quando falou com pessoas ao telefone no seu trabalho.

Por isso, nós decidimos criar um artigo te ajudando a melhorar sua oratória.

As seguintes dicas se aplicam se você está atendendo o telefone no trabalho, discursando uma tese, se candidatar a um emprego, ou falando no telefone.

Fale devagar

Mesmo pessoas que nasceram no país podem não ser entendidos se eles falam muito rápido!

Falar devagar torna sua mensagem mais clara. Isso também lhe dá a oportunidade de pronunciar os sons em suas palavras mais claramente.

Falar devagar pode parecer óbvio para você, mas muitas vezes as pessoas têm grande dificuldade em colocar isso em prática.

Muitas vezes as pessoas sentem vergonha de falar devagar ou pensam que estão falando devagar, mas não é lento o suficiente.

Dica: seu ouvinte não vai notar que você está falando devagar, ele vai apenas notar que eles podem te entender claramente. Quando as pessoas têm de se esforçar para te ouvir, cansam-se e não querem ouvir.

Por isso, pratique falar de forma clara e lenta em frente a um espelho. Isso lhe dá feedback e você se torna mais confortável e confiante falando a este ritmo para falar claramente no telefone.

Você poderia usar seu celular e gravar sua fala. Você pode falar em velocidades diferentes e ver qual é o mais claro e, em seguida, praticar essa taxa de fala.

Se você trabalha em uma empresa em particular, diga o nome da empresa lentamente para que as pessoas não percam isso.

Aprenda a etiqueta

Você vai notar que as pessoas têm seus próprios estilos de fala. Isto é bom quando se está a falar com a família e amigos. Quando você quer falar claramente em outras situações, é importante descobrir como as pessoas se comportam em determinadas situações.

Isto tornará o seu discurso mais facilmente compreendido, e também tornará a pessoa a quem está a falar mais confortável e, por isso, confie mais em si.

Uma outra dica importante é fazer redação com frequência. Desta forma, você se tornará mais seguro dentro do português e não ficará pensando muito se está falando da maneira correta ou não.

Sorria

Isto pode parecer engraçado, mas se você sorrir enquanto fala, você vai parecer mais amigável.

Quando sorrimos, a forma da boca muda, assim como o tom vocal e a ressonância.

Não precisas de sorrir o tempo todo a falar. Sorri quando disseres a primeira frase. Se você está no trabalho e está perguntando como você pode ajudar o ouvinte, sorria. Quando te despedires, sorri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *