Automação de Marketing e CRM para imobiliárias

Automação de Marketing é algo indissociável do Marketing Digital, e não é por acaso. Afinal, a variedade de público na internet é imensa, então existem muitas estratégias para atrair essas pessoas.

Administrar todas é o grande desafio por parte das marcas, incluindo as imobiliárias, dos menores aos maiores negócios. 

Essa realidade ressalta a importância da automação, uma vez que ela ajuda as empresas a atingirem o público certo em grande escala.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é automação de marketing, como ele ajuda as imobiliárias e também sobre o CRM, bem como a necessidade de gerir o relacionamento com o cliente.

O que é automação de marketing?

Automatizar as estratégias de marketing é utilizar softwares e algumas tecnologias para potencializar os resultados, agindo em escala.

Esse processo permite identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com o público. O relacionamento comercial melhora, aumentando consideravelmente o número de vendas.

Para ilustrar melhor, podemos pensar na equipe de marketing de uma imobiliária que precisa publicar conteúdos no blog.

Os assuntos variam, como a importância do quadro de comando elétrico, como fazer um bom planejamento de instalações elétricas para imóveis, etc.

Depois de publicar é preciso divulgar, além de gerenciar contatos, enviar e-mails e cuidar das newsletters. 

Enfim, são muitas ações e é preciso usar ferramentas que automatizem esse processo e reduzam o trabalho manual.

Por meio delas é possível realizar tarefas como:

  • Agendar postagens;
  • Disparar e-mails;
  • Avaliar leads;
  • Mensurar resultados.

Mais do que conseguir realizar todas essas atividades, as ferramentas de automação de marketing digital otimizam o tempo. 

A equipe não precisa mais despender horas com tarefas manuais, como enviar um e-mail, e podem se dedicar, por exemplo, à criação de conteúdo.

Melhora os resultados das campanhas

A automação ajuda as empresas na gestão de uma série de ações previamente definidas para impactar seu público-alvo. Qualquer estratégia que seja deixada de lado pode atrapalhar os resultados.

Também é necessário ter cuidado na hora de criar um conteúdo. Se o assunto é alongamento de cabelo cacheado, é importante explicar em detalhes como isso é feito, bem como elucidar as informações complementares. 

Se a equipe precisa também dar conta de outras ações, é possível que o conteúdo perca qualidade ou, até mesmo, algumas estratégias não sejam feitas adequadamente. Tudo isso vai impactar os resultados.

Com a automação, tudo o que foi programado para o marketing digital daquela empresa será feito no tempo certo, do jeito certo, impactando positivamente nos resultados das campanhas.

O que é CRM

CRM é um software usado para gerenciar o relacionamento com o cliente, para que, com isso, ele se torne mais satisfeito e seja fidelizado.

Se uma imobiliária ou um buffet a domicílio SP apostar em usar essa ferramenta, ela consegue automatizar e organizar os processos, reduzindo custos e aumentando o lucro dos negócios.

Por que é importante?

Para que a automação tenha sucesso, é importante que ela esteja integrada a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

Por meio dele, é possível passar leads qualificados para vendas, além de manter o histórico de interações que foram realizadas com ele.

Isso é importante para implementar outras estratégias de marketing e manter o equilíbrio entre a equipe de marketing e a equipe de vendas.

Fortalecimento da marca

Esse é o outro fator importante da gestão de relacionamento com o cliente. Manter um histórico de atendimento, conhecer as preferências e resolver os problemas com rapidez são ações do CRM que indiretamente fortalecem a imobiliária.

O cliente percebe quando a empresa fala a mesma língua que ele, quando compreende se ele precisa, por exemplo, de auxílio para instalação de torre de resfriamento de água ou manutenção desta.

Também as tomadas de decisões são influenciadas pelos dados obtidos com a gestão de clientes. 

Importante lembrar que tudo isso envolve a reputação da marca. É uma carta na manga para que a empresa se posicione melhor no mercado.

Conclusão

Automatizar os processos de marketing é atuar e interpretar em grande escala, de maneira personalizada. Mesmo assim, é necessário conhecer bem o público e dominar os processos.

Tendo essas informações e escolhendo a ferramenta que oferece o melhor custo-benefício, está pronta a fórmula de sucesso para colher resultados muito positivos.

Depois disso, é só ficar de olho nos dados e sempre estar pronto para mudar aquelas ações que não trazem resultado. Além de otimizar o tempo, vai economizar recursos e alcançar o público ideal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *