Área administrativa: Cargos e respectivas funções

Trabalhar nas áreas administrativas da significa tornar-se o parceiro comercial confiável de sua equipe na empresa. Por um lado, fornecendo a eles processos estáveis ​​e seguros para que eles possam realizar seu trabalho diário com eficiência. E, por outro, desenvolver e implementar sistemas e ferramentas inovadoras. Conheça os cargos e respectivas funções na área administrativa.

Área administrativa

O desafio que o profissional da área enfrenta, seja ele assistente administrativo, auxiliar administrativo, entre outros, é trabalhar em uma área ampla e abrangente de responsabilidade.

Os padrões de qualidade e também de trabalho são extremamente altos. Uma equipe altamente qualificada e motivada permite que a empresa conclua suas metas diárias.

As áreas administrativas incluem os departamentos de finanças, organização, tecnologia da informação e recursos humanos.

Se você tem interesse em seguir este segmento, pode optar por cursos grátis, que pode ser o “ponta pé” inicial para conquistar um cargo de assistente e conhecer de perto como é trabalhar na área.

Confiram a seguir quais as áreas de atuação de profissionais da área administrativa e suas respectivas funções em cada setor:

Presidente ou diretor

Ao ocupar esse cargo as atribuições do funcionário são a organização de todas as áreas que envolvem a administração, sendo que participam da pirâmide da empresa, influenciando nas decisões realizadas pela diretoria.

Gerente

Esse cargo é a ligação entre os níveis estratégicos e ocupacionais, uma vez que está atualizado sobre as informações prestadas pela diretoria e cobra os responsáveis pela execução das funções determinadas, além de monitorar a área que é solicitada pelo diretor.

Coordenador

O coordenador administrativo tem como responsabilidade passar a seus subordinados as tarefas estabelecidas e exigidas pela gerência.

Supervisor

O supervisor administrativo monitora a qualidade no serviço apresentado, garantindo que o mesmo seja cumprido conforme as exigências da empresa, a fim de contribuir para que os objetivos sejam atingidos.

Analista administrativo 

O analista tem como responsabilidade uma tarefa ou grupo de tarefas estabelecidas por seus superiores. Em algumas empresas, o mesmo desempenha funções relacionadas ao gerenciamento, supervisão e coordenação.

Assistente administrativo 

Neste cargo o contratado pode exercer uma ou um conjunto de tarefas, as quais parte das mesmas é realizada por profissionais mencionados anteriormente.

Auxiliar administrativo 

Os auxiliares têm o papel de oferecer suporte na área administrativa, além de poder realizar sua função apenas em uma determinada área, trabalhando em conjunto com os analistas e assistentes do setor.

Estagiário administrativo

Este cargo é preenchido por pessoas que estejam no processo de formação acadêmica ou tenha concluído a mesma, ajudando nas tarefas do setor. Exercer esse cargo é importante para que possa adquirir novos conhecimentos e se identificar com sua futura área de atuação. 

Aprendiz administrativo

O cargo de aprendiz administrativo é concedido para quem está entrando no mercado. Como aprendiz, o contratado auxilia em tarefas de apoio na área, seja na parte de coordenação, supervisão, gerência, outras. Os mesmos são incentivados e conhecem melhor a área de atuação, ganhando experiência no segmento que deseja atuar.

As atividades relacionadas à administração são realizadas junto a equipe administrativa, a qual é composta por esses cargos profissionais para melhor suporte e garantia de serviços concluídos com eficácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *