5 dicas de Marketing de Conteúdo para sua estratégia

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, e tem como principal objetivo atrair o público, por meio da oferta de um material relevante, informativo e de qualidade.

Ou seja, diferentemente do marketing tradicional, em que as propagandas são invasivas, essa estratégia busca exatamente o contrário: fazer com que a audiência procure a empresa e, desse modo, crie um engajamento positivo.

Por exemplo, ao invés de um anúncio de banho e tosa para gatos, o marketing de conteúdo pode produzir um artigo dentro de um blog, falando sobre a importância da higienização de animais domésticos.

Assim, o marketing de conteúdo gera valor às pessoas, criando uma percepção positiva sobre a marca e, como consequência, gerando mais negócios para a empresa e aumentando as vendas.

Além disso, também é possível educar o mercado a respeito do seu produto ou serviço, melhorar a fidelização dos clientes e ter um crescimento maior na qualificação de leads.

Mas como aplicar essa técnica? Abaixo, separamos 5 dicas de marketing de conteúdo para sua estratégia. Acompanhe a leitura!

1 – Tenha um blog

Os blogs aparecem como as principais plataformas para a produção de conteúdo relevante. Afinal de contas, eles permitem a publicação de vários materiais, como artigos, vídeos, infográficos, entre outros, possibilitando o compartilhamento com o público-alvo.

Desse modo, clínicas veterinárias em campinas, por exemplo, podem ter um blog vinculado ao seu site, para notícias e conteúdos referentes à saúde animal e outros assuntos relacionados.

Pesquisas sobre Inbound Marketing mostram que os blogs são capazes de aumentar o tráfego no website das empresas, gerando 1,3x mais visitas.

Contudo, é preciso ter um planejamento das publicações do seu blog. 

Afinal de contas, os blogs precisam trazer conteúdos relevantes ao público-alvo e manter uma atualização constante, para que os usuários sejam sempre informados com algo novo.

2 – Aplique as técnicas de otimização

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo melhorar a classificação dos sites nos buscadores, especialmente o Google.

Com isso, é possível alcançar um número maior de visitantes, já que grande parte dos usuários utiliza esses sites para realizar alguma pesquisa.

Assim, quando se procura por conserto painel automotivo, por exemplo, o Google oferece uma série de páginas. No entanto, quanto melhor o rankeamento, maiores são as chances de um site receber um novo visitante.

Entre as principais estratégias de SEO, destacam-se:

  • Uso de palavras-chaves ao longo do texto;
  • Oferta de conteúdo relevante aos usuários;
  • Boa experiência de leiturabilidade do texto;
  • Facilidade de carregamento da página e navegabilidade.

Vale dizer que as técnicas de SEO podem ser aplicadas em muitos materiais, porém são mais efetivas em textos, já que os robôs do Google leem códigos e palavras.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Mais de 62% das pessoas com acesso à internet no Brasil usam as redes sociais – principalmente, o Facebook, Instagram e o YouTube. 

Portanto, esses canais podem ser ótimos aliados na promoção, compartilhamento e divulgação de conteúdos.

Por exemplo, ao escrever sobre o motor baumuller brasil em seu blog, você pode compartilhar o artigo diretamente pelo Facebook, ou fazer uma chamada no Instagram, indicando esse material.

Além disso, as redes sociais permitem a criação de conteúdos diversos, em imagem, texto ou vídeo, dependendo das especificidades de cada mídia.

4 – Crie materiais de e-mail marketing

Cerca de 80% dos compradores que recebem um e-mail personalizado de uma empresa são mais suscetíveis a realizar uma nova compra. 

Isso quer dizer que, quando bem aplicado ao e-mail, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente ferramenta de recompra.

Ele pode ser usado para muitas coisas, não só para ofertar novos produtos ou serviços. Mas também para informar, fidelizar e deixar o usuário por dentro das novidades da empresa.

5 – Produza materiais ricos

Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é que ele permite a produção de materiais diversos, incluindo alguns bem aprofundados sobre o assunto, como e-books e webinars.

Desse modo, é possível nutrir os leads (potenciais clientes), que já conhecem a sua empresa, mas desejam receber outras informações sobre o negócio.

Além disso, os materiais ricos são formas fundamentais de conseguir novos leads, através da atração de usuários interessados em ter acesso ao conteúdo.

Conclusão

O marketing de conteúdo é um ótimo aliado do marketing digital e pode ser extremamente vantajoso para as empresas. 

Sendo assim, vale a pena buscar formas para aplicar essa estratégia em seu negócio, sem esquecer da necessidade do planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *